Ticker

10/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Migração dos Canais da Banda C para a Banda Ku

             

Migração dos Canais da Banda C para a Banda Ku


                                


A implementação da tecnologia de dados móveis 5G já começou e para atender as medidas, a TV aberta via satélite que utiliza a banda C, deverá migrar para a banda Ku. Essa é uma das etapas necessárias para a implementação das políticas previstas no edital de 5G e a migração é uma forma de evitar possíveis interferências na recepção dos sinais quando o 5G começar a operar na faixa de 3,5 GHz.

Atualmente, a maioria destas emissoras estão no satélite Star One C2 de propriedade da Claro (Embratel), com transmissões abertas na banda C. O satélite que irá substituir o Star One C2 Banda C será o Star One D2, que está na posição orbital 70w, a mesma dos satélites Star One C4 e Star One C2.


Os canais migrados para banda Ku abrem em qualquer receptor?

Alguns dos canais migrados da Banda C estão em teste na banda Ku do Star One D2, como a TV Brasil por exemplo, eles possuem criptografia Nagravision 3 e Betacrypt utilizada pelo SAT HD Regional. Porém essas codificações ainda não foram ativadas, possibilitando a utilização de sinal aberto para captura em qualquer receptor DVB-S2.

Segundo fontes, o SAT HD Regional não será utilizado apenas para a regionalização de emissoras de grandes redes, mas também para impedir a abertura de canais em países vizinhos.

Ainda pode haver discussões, mas o conceito é que o sinal não pode ser recebido fora do Brasil por questões de direitos autorais.

Postar um comentário

0 Comentários